1/13/2012

Visita à Coluna Capitolina Del Pretti - Natal/RN- Brasil


Quando visitei a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, em 2008, me surpreendi com uma coluna romana no largo do Instituto Histórico e geográfico. Fiquei muito curioso e quiz saber como aquela coluna chegou até ali.



Em 1931, o governo italiano presenteou o povo Potiguar com a coluna Capitolina como gratidão pela acolhida aos aviadores italianos Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Em 5 de julho de 1928, esses destemidos pilotos atravessaram o Oceano Atlântico num vôo direto de Roma a Natal a bordo de um hidroavião.


De acordo com o relato de historiadores, a coluna foi retirada das ruínas do templo sagrado de Júpiter, no norte do Capitólio na antiga Roma, por determinação de Benito Mussolini. Também há notícias de que o monumento sofreu, durante muito tempo, severas críticas por parte dos comunistas em Natal e chegou a ser derrubado. Esteve sumido durante algum tempo, passou por diferentes lugares até ser colocado na praça Carlos Gomes. Atualmente a coluna Capitolina pode ser vista e visitada no largo do Instituto Histórico e Geográfico.


A coluna é impressionante. Trata-se de um elemento que testemunhou a ascensão e queda do império romano e tudo o que ele representa para o mundo ocidental. A origem da nossa Língua Portuguesa está profundamente ligada à civilização dos Césares. Portanto, não há como ficar indiferente a um monumento dessa natureza.



Visit Brazil and discover a new World.

Autor: Prof. Orlando Ribeiro