O Memorial Câmara Cascudo está localizado em um prédio construído no final do século XVIII, na Cidade Alta, em Natal. O edifício abrigou a Fazenda Real, a Delegacia Fiscal e o Quartel General da 7a. R. M. Com sua arquitetura neoclássica, o sobrado foi cenário de inúmeros acontecimentos históricos, como por exemplo, o Movimento Republicano de 1817.
O acervo do Memorial está dividido em dois andares. No pavimento inferior funciona o museu que apresenta peças e objetos representativos da cultura popular e do folclore nordestinos, bem como diversos objetos pessoais e livros escritos por Câmara Cascudo. O andar superior abriga a biblioteca de Cascudo que conta com cerca de 10 mil volumes, além de vasto acervo de sua documentação pessoal, composto por cartas, diplomas, jornais, fotografias e manuscritos.
Câmara Cascudo, nascido em 30 de dezembro de 1898, viveu toda a sua vida em Natal e faleceu em 30 de julho de 1986. Sua obra tem grande importância para a cultura e o folclore brasileiros.
A visita ao Memorial Câmara Cascudo oferece um amplo panorama da cultura e do folclore nordestino e também revela fatos importantes da história do Brasil que foram determinantes para a formação do povo brasileiro e da língua portuguesa falada em nosso país.