5/02/2009
150 alunos por computador em Ribeirão Preto
Em matéria publicada em 02 de maio de 2009, o Jornal A Cidade informa que a relação de alunos por computador no município de Ribeirão Preto é de 150 para 1. Segundo a matéria, esse índice está longe de alcançar a recomendação do MEC, que é de 3 alunos por computador.
Embora o artigo informe que " monitores dão orientações para o uso dos programas Excel e Word", ele também esclarece que não há aulas específicas de informática e que, apesar disso, os professores procuram estimular os alunos a usar os computadores em suas atividades escolares.
A matéria também menciona que as escolas estaduais em Ribeirão Preto também enfrentam uma situação parecida, bem como há comentários sobre a resistência e a falta de intimidade dos professores com a tecnologia.
As notícias não são boas e muito menos promissoras. Pelo visto, o letramento digital é um tema que ainda está longe de obter o espaço necessário na educação.
Dessa forma, como os alunos poderão desenvolver competências e habilidades para estudar e trabalhar em um mudo digital se não tiverem oportunidade de aprender a lidar com a tecnologia da informação?
Fonte: Jornal A Cidade, Ribeirão Preto, 02/05/2009.
Leia a matéria na íntegra: Ribeirão tem 150 alunos para cada computador
Orlando Ribeiro
Site profissional: www.orlandoribeiro.trd.br
Labels:
educação,
informatica,
letramento digital,
tecnologia
Subscribe to:
Posts (Atom)