12/02/2004

Segurança da Informação: Uma necessidade?

O ser humano sempre se preocupou com a sua segurança pessoal e a proteção de seus bens. Esta preocupação ajudou-o a descobrir o fogo e inventar armas para se defender de seus inimigos e proteger seu patrimônio. Segurança e sobrevivência também levaram os homens a fundar cidades e se organizar em sociedade.

Atualmente os avanços econômicos e sociais nos apresentam novos desafios. Os computadores, sistemas integrados e, sobretudo a Internet nos inseriram na era da informação. Em nenhuma outra época houve tanta disponibilidade de conhecimento e mudanças tão velozes. Segundo o IBGE as vendas do comércio varejista pela Internet passaram de 0,10%, em 2000, para 0,21% em 2002, ampliando a receita líquida de R$ 201,5 milhões para R$ 530 milhões no mesmo período. Atualmente, qualquer um pode fazer compras, pagar contas e fazer investimentos usando o computador em sua casa ou escritório. Podemos até fazer a nossa declaração de imposto de renda pela Internet. Os sistemas informatizados tornaram-se tão essenciais que as empresas que não os utilizarem para suportar seus negócios perderão espaço no mercado.

A tecnologia da informação também tem auxiliado a ciência a criar novos produtos e gerar divisas para o Brasil. Até o final de 2004 serão adicionados até 5% de biodiesel a todo óleo diesel consumido no país. Com isso, cerca de 200 mil empregos diretos poderão ser gerados, um problema ambiental grave será resolvido e muito dinheiro será economizado com importação de óleo diesel. O projeto do biodiesel, desenvolvido em nossa região, produziu muito conhecimento, fruto de pesquisas e experimentos, que não poderiam ser obtidos sem a utilização de computadores, redes de comunicação e sistemas que armazenassem e processassem todos as informações do projeto.

Nós não conseguimos mais administrar nossos negócios sem utilizar computadores e Internet. É espantoso como os negócios dependem cada vez mais da tecnologia da informação, desde as pesquisas científicas até os planos de negócios das empresas. Diante deste cenário, as ameaças de atentados terroristas, roubo de informações, ataques de vírus e as ações criminosas de “hackers” podem trazer conseqüências catastróficas para a economia mundial. Por isso a segurança da informação transformou-se em uma questão inadiável e fundamental para a sociedade.

Por fim, peço licença aos leitores para propor duas questões para reflexão: Que prejuízos as ameaças digitais podem produzir? O que é política de segurança da informação? Acredito que este é um momento oportuno para iniciar um debate sobre este assunto. A segurança de nossas empresas está em risco e, com certeza, cada um de nós pode contribuir na busca de soluções.

Onde foi publicado:

Mande seus comentários ou sugestões para: orlando.ribeiro@gmail.com

No comments:

Post a Comment