1/25/2005

Combate à pirataria de software aumentará em 2005

Se levarmos em consideração as iniciativas realizadas ao longo de 2004, a conclusão será uma só: O combate à pirataria de software se intensificará em 2005.

Segundo a Microsoft, o mercado ilegal de programas gera para a indústria de TI mundial prejuízos de US$ 29 bilhões por ano. No Brasil, estima-se que as perdas cheguem a US$ 520 milhões, conforme um estudo da IDC encomendado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e BSA (Business Software Alliance) no apagar das luzes de 2004. Isso, sem contar com os prejuízos em arrecadação de impostos e o número de empregos que poderiam ser criados.

Também assistimos em 2004 a um aumento das ações da polícia que culminaram com prisões e apreensões de produtos pirateados. Para citar um exemplo, No dia 27/11/2004, a Polícia Civil da Bahia, por meio da DECECAP (Delegacia de Crimes Econômicos contra a Administração Pública), realizou em Salvador uma operação que resultou na apreensão de COAs (certificados de autenticidade de software, neste caso referentes, especificamente, à modalidade OEM quando, o certificado de autenticidade deve vir junto com o CD original de programas instalados no PC) suspeitos. As investigações estão a cargo da Polícia Civil da Bahia.

Outro fator importante é que o Brasil vem sofrendo uma pressão internacional cada vez maior para tomar medidas mais duras contra a pirataria. Portanto, considerando esses fatos, não é nenhum absurdo prever que o combate à pirataria de software será intensificado neste ano.

L@n Ribeiro (Orlando Ribeiro)
Facilitador de negócios em TI, articulista e palestrante

Mande sua sugestão ou comentário para lan.ribeiro@gmai
l.com

No comments:

Post a Comment