Batizada de “Windows Genuine Advantage”, a iniciativa preve um mecanismo de validação das licenças dos produtos através de um código impresso no “COA” (certificado de autenticidade). A medida está prevista para entrar em operação lá pelo meio do ano. Também está previsto que a iniciativa, ainda em sua fase de testes, poderá abranger as versões dos produtos em mais de 20 idiomas.
As medidas divulgadas pela empresa de Bill Gates não são nenhuma surpresa. Afinal, com as estimativas das perdas financeiras alcançando números astronômicos é natural que algo seja feito. Entretanto, a Microsoft não está só nesta jornada. Em outubro do ano passado, a Symantec anunciou mudanças na forma de registro do Norton 2005 objetivando reduzir a utilização de cópias ilegais. Com certeza, outras empresas também devem estar planejando novas formas para estancar a sangria de dólares que elas vem sofrendo a anos.
Eu não gosto de fazer previsões. A razão é muito simples. Acontece que existem mais coisas entre hardware e software no mundo da tecnologia do que qualquer consultor ou guru pode imaginar. Contudo, penso que, se houver em 2005 uma evolução do Linux como solução para estações de trabalho (desktops), talvez estas medidas anunciadas pela Microsoft possam acelarar a corrida das pequenas e médias empresas para o Software Livre. Será possível?
"L@n" Ribeiro (Orlando Ribeiro) é Facilitador de negócios em TI, articulista e palestrante.
Mande seu comentário ou sugestão para lan.ribeiro@gmail.com
Matérias relacionadas
- Norton 2005 tem sistema antipirataria, 27 outubro de 2004 – www.computerworld.com.br
- Usuários terão de provar autenticidade do Windows para atualização, 26/01/2005 – http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica
- Programa Windows Genuine Advantage - http://www.microsoft.com/genuine/default.mspx?displaylang=en
No comments:
Post a Comment