3/10/2007

Tecnologia e palavras: Byte



Na maioria dos sistemas computacionais, um byte é uma unidade de dados composta por oito dígitos binários. Um byte é uma unidade que a maioria dos computadores usa para representar um caractere como uma letra, um número ou um símbolo tipográfico (por exemplo: “g”, “5” ou “?”). Um byte também pode conter uma string de bits que precisam ser usados em alguma unidade maior para propósitos de aplicação (por exemplo, uma certa quantidade de bits que compõe uma imagem para um programa que exibe imagens ou uma string de bits que compõe o código executável de um programa de computador).
Leia o artigo original em inglês aqui!

3/04/2007

Comunicação vira fumaça na sociedade da desinformação


Clareza e objetividade. É isso! Embora sejam os elementos mais importantes na comunicação, são os que menos encontramos nos sites de tantas empresas de desenvolvimento de software. O que se percebe é um labirinto de idéias confusas e uma ladainha revestida pelo jargão marketeiro americano que vive se repetindo nos discursos do setor de TI. Será que a comunicação virou fumaça na sociedade da desinformação!

Parece que ninguém se preocupa mais em dizer coisas que valham a pena escutar, usar a linguagem certa, conhecer o ouvinte, selecionar o conteúdo adequado e informar, promover, encorajar, persuadir, desafiar as pessoas a ouvir, entender e aprender a utilizar corretamente os produtos e serviços que compram.

É um tal de ecosistema prá lá, solução prá cá, TCO, budget, business plan e outras palavras surradas e manjadas atiradas no vácuo. Ah! A gente pode fazer mais do que isso! Xô mesmice, falta de assunto. Chega de ruído e pouca comunicação.

Pô cara! Quando é que esse blá, blá, blá vai ter fim??!!

2/25/2007

E-waste: uma praga silenciosa e perigosa!


A economia emergente da Índia está produzindo montanhas de lixo tóxico eletrônico como computadores e televisores obsoletos, mas ainda não há leis que regulamentem seu descarte, informou um grupo ambiental local na sexta-feira.

A organização ambiental Toxics Link informou que ao mesmo tempo em que a economia do gigante asiático está crescendo 8 % ao ano a mais do que os últimos três anos, ela também gera 150 mil toneladas de lixo eletrônico por ano. Leia a matéria na íntegra.

2/21/2007

Por quê software não tem manual de instruções?!!



Remédio tem bula. Café, açúcar e tantos outros produtos alimentícios fornecem ao consumidor informações nutricionais e receitas que ensinam a usar o produto. Os fabricantes de escovas de dentes, shampoos, camisinha, fio dental, máquinas de calcular, batedeiras, liquidificadores, automóveis, oferecem algum tipo de orientação ao consumidor sobre a utilização de seus produtos. Por quê, então, inúmeras empresas que desevolvem software não fornecem qualquer informação sobre seu funcionamento e utilização aos usuários?!