5/25/2005

IBM investe em soluções de código aberto

Mais um movimento do mercado na direção das soluções de código aberto.Há poucas semanas atrás, o mercado de TI assistiu a um novo movimento estratégico de um de seus peso-pesados. A IBM comprou a primeira empresa de código aberto, por um valor não revelado. Trata-se da Gluecode, uma empresa que desenvolve software e fornece serviços de suporte baseados na tecnologia do servidor de aplicações Gerônimo da Apache. O objetivo da IBM é oferecer essa tecnologia como uma alternativa de baixo custo para seus produtos da plataforma Websphere.

O negócio, segundo afirmaram diversos analistas, reforça o compromisso da IBM com tecnologia de código aberto. Ele também demonstra a crença da “Big Blue” de que o Apache Gerônimo, um servidor padrão J2EE, é o servidor de aplicações do futuro.

De acordo com a opinião de observadores, a estratégia da IBM é oferecer os produtos da Gluecode para as pequenas e médias empresas, que são carentes de boas soluções com garantia de suporte, mas que não possuem muitos recursos para investir. Os usuários e parceiros de negócios da IBM poderão fazer o “download” do software do servidor de aplicações Gluecode, desenvolver aplicações e fazer implementações gratuitamente. Depois, eles poderão comprar o suporte de software da IBM quando for necessário. Com o tempo, a IBM espera que os usuários evoluam e tenham necessidade de soluções mais avançadas, o que os motivará a mudar para os produtos Websphere. Portanto, ao que parece, a IBM também está investindo na formação de um público consumidor para os produtos Websphere no futuro.

A aquisição da Gluecode pela IBM, para alguns consultores, é a mais significativa desde que ela comprou a Lótus em 1995. É uma iniciativa ousada por que ela está fora de seus padrões tradicionais. Já imaginaram a IBM dando continuidade ao modelo da Gluecode, usando o trabalho voluntário de milhares de desenvolvedores para entregar ao mercado um produto testado, com alto valor agregado e de baixo custo?

Outro detalhe que faz parte do negócio: a IBM se tornará um colaborador ativo do projeto de código aberto do Apache Gerônimo e ampliará a atual comunidade de desenvolvedores que trabalham no projeto. Não resta dúvida de que a “Big Blue” está aumentado o valor das apostas na tecnologia de código aberto e ela tem cacife para isso. Contudo, existem outras empresas se movimentando e com certeza assistiremos a novos lances no mercado. Mudanças à vista: qual será o próximo lance?

Leia mais em:

Reuters:
Zdnet:
Orlando Ribeiro é Consultor, articulista e redator de conteúdo