10/30/2005

O que preocupa os empresários?

Que me perdoem os profissionais de tecnologia da informação, mas os empresários não estão preocupados com sistemas, computadores ou Internet. O que os preocupa e lhes tira a tranqüilidade e o sono é a sobrevivência de seus negócios. E para sobreviver, eles precisam principalmente controlar custos e aumentar receitas. Porém, um certo número de empresários vive um drama: esses dois processos exigem informações que eles não têm, ou então, não sabem como conseguir.
Esse quadro se agrava quando eles descobrem que, embora os arquivos de seus computadores estejam abarrotados de dados, o sistema de gestão, que lhes custou sangue, suor e lágrimas, não é capaz de fornecer as informações que eles precisam. Sentindo-se engessados e frustrados, percebem que investiram em sistemas que acumulam dados mas não têm poder para produzir informações que forneçam suporte às suas decisões.
Nas questões relativas aos custos, por exemplo, muitas empresas não sabem quanto custa produzir um determinado produto e se o volume de suas vendas justifica a continuidade de sua produção. Ou então elas não têm conhecimento do seu custo operacional e o impacto que ele causa nas finanças.
A área de vendas é outra preocupação pois também há algumas perguntas sem respostas. Por exemplo: como analisar as tendências de vendas de cada produto ao longo dos últimos 12 meses? Ou então, qual é a margem de contribuição de cada produto no para o resultado da empresa?
O que é possível fazer quando não consegue respostas para essas perguntas? A tecnologia da informação pode ajudar os empresários a encontrar algumas saídas para seus dilemas, desde que ela seja usada com inteligência. A tecnologia não faz milagres. Enquanto as perguntas não forem formuladas de maneira adequada, as respostas não serão satisfatórias. Para que isso aconteça, é necessário estudar e analisar o ambiente de negócios de cada empresa como se fosse único. Isso exige inteligência, investimentos e profissionais capazes de: identificar as questões mais relevantes, que informações são necessárias para respondê-las e onde e como buscar essas informações.
Conhecendo essas informações, os empresários poderão interpretá-las e compreender a dinâmica das operações e processos, entendendo assim o que acontece com o seu negócio. Então, eles terão a capacidade para criar visões que os ajudarão a tomar as decisões que, segundo sua opinião, posicionarão adequadamente a empresa no mercado para enfrentar as dificuldades.
Entretanto, devemos nos conscientizar de que a tecnologia é apenas um instrumento cuja função é fornecer informações; nada mais. As responsabilidades de interpretar, produzir conhecimento e tomar decisões pertencem ao homem, pois apenas ele possui inteligência para agir assim. Sistemas e computadores não pensam, não possuem bom senso ou sensibilidade para fazer avaliações, sejam objetivas ou subjetivas. Isso será sempre uma prerrogativa humana. Graças a Deus!