9/16/2005

A inteligência e o mundo dos negócios

A inteligência é o mais importante dos atributos do homem. Ela nos diferencia dos outros animais e nos permite aprender, pensar e escolher. A palavra inteligência vem do latim intellegere (inter-, "entre", e legere, "escolher" ou "ler"). Também é interessante observar a estreita relação que existe entre inteligência e lógica (do latim logicus, que assim como o termo latino legere, vem do termo grego logos, que significa "palavra", ou ainda "pensamento"). É a inteligência que ajuda o homem a ler as entrelinhas da vida, entender a si mesmo e o mundo ao seu redor. Graças a ela, nós somos capazes de identificar oportunidades, tomar decisões e agir. E ação é vida, movimento e semente da vitória. Concluindo: Inteligência é poder.

Não é à toa que a inteligência sempre teve um papel estratégico na guerra. Afinal, conhecer antecipadamente os planos, as forças e fraquezas do inimigo, pode assegurar a vitória. Nesse aspecto, Sun Tzu, o general-filósofo chinês que viveu há 2500 anos, foi um grande mestre. Em seu livro A arte da guerra, ele ensina que a informação e a inteligência são fundamentais para se obter o sucesso na guerra: “Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.” Sun Tzu é apontado por muitos como o maior gênio da inteligência e da estratégia militar.

Com o tempo, observou-se que a inteligência e a estratégia também poderiam ser muito úteis no mundo dos negócios. Porém, foi nos anos 90 que surgiu o conceito de Business Intelligence - inteligência empresarial. Naquela época, o mundo testemunhou o fim da guerra fria entre a União Soviética e os Estados Unidos, as inovações tecnológicas, o grande salto das telecomunicações e a expansão do comércio internacional. A concorrência comercial alcançou todos os continentes e o domínio da informação tornou-se essencial para dar sustentação aos negócios. Neste contexto, a inteligência empresarial surgiu como um conjunto de instrumentos de gestão que engloba recursos de tecnologia da informação, metodologias para coleta e análise de dados e indicadores de desempenho para medir resultados. Sun Tzu foi redescoberto e seu livro tornou-se um sucesso de vendas.

Contudo, existem duas dificuldades preocupantes: o crescente volume de informações e a velocidade com que elas perdem seu valor. Ora, é humanamente impossível coletar todos esses dados, processá-los, analisá-los e tomar decisões sem o uso da tecnologia da informação. Por isso, todas as empresas modernas têm sistemas de informação, bancos de dados e computadores. Porém, como usar esses recursos para ler as entrelinhas do mercado, estabelecer visões de negócios, identificar oportunidades, antever ameaças e agir na hora certa? É aí que entra a inteligência!

Onde foi publicado
  • A estudante Shirlei Grasielli Machado, da Universidade do Vale do Itajaí, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, está usando este atigo no seu TCC (Trabalho de conclusão de curso) no curso de Bacharel em Ciências da Computação.