4/21/2006

Você sabe o que é Localização de Software?

A LISA é uma organização internacional que se dedica à localização e padronização Industrial. Ela ainda não é muita conhecida no Brasil, mas o seu trabalho nos interessa bastante. Mas afinal de contas, o que é essa tal de localização? Pois bem, a localização é o processo que modifica e adapta produtos para ajustá-los às diferenças culturais, sociais e econômicas dos mercados onde as indústrias desejam introduzi-los. Segundo esse conceito, um software de gestão produzido no Brasil precisaria sofrer mudanças de idioma, projeto e processos, por exemplo, se o seu produtor quisesse comercializá-lo em outros países da América Latina.

A localização de produtos é uma área recente, pois a internacionalização das relações culturais, econômicas e políticas explodiu somente na década de 80 com a expansão da indústria das telecomunicações e da tecnologia da informação. Nessa época, satélites e computadores subverteram conceitos e arrancaram o mundo de sua órbita. Em meados dos anos 90, a internet acelerou esse processo e deu origem a um fenômeno social e cultural de grande impacto: a globalização. Não havia mais fronteiras, mercados ou regimes políticos isolados. Os consumidores podiam ser atingidos em qualquer local do globo em poucas horas. Contudo, surgiram algumas complicações: Como produzir, vender e entregar produtos que satisfizessem as necessidades e respeitassem as diferenças culturais, lingüísticas e étnicas de consumidores das mais variadas origens?

Certamente, a adaptação cultural e funcional de produtos é um fator de sucesso para as empresas que desejam competir no mercado mundial. Contudo, embora a localização possa ser aplicada em uma ampla variedade de indústrias, atualmente, ela está mais freqüentemente associada à produção de software e hardware. Portanto, não é difícil reconhecer a contribuição da localização para a expansão do mercado internacional da tecnologia da informação. Empresas como a Microsoft e IBM não teriam alcance mundial se não tivessem construído uma estrutura para localizar seus produtos para diferentes culturas. É certo que esse processo não é simples já que ele exige a muito estudo e trabalho de tradução da interface do usuário e manuais do produto para outra língua, ajustes de suas características técnicas, funcionais e culturais, adequação à legislação local e a execução dos testes que garantam o funcionamento do produto.

O Brasil possui vocação para produção de software e apresenta ótimas perspectivas de crescimento. Existem algumas empresas brasileiras que exportam software, a Softex e o MCT. Contudo, ainda estamos engatinhando e há grande necessidade de investimentos que viabilizem novos empreendimentos. A processo de localização é uma das atividades que podem estimular a exportação de software e, portanto, merece atenção de empresas, universidades e dos órgãos governamentais competentes. Se o Brasil quiser competir nesse mercado, precisará investir em localização de software.

Publicado no Jornal A Cidade de Ribeirão Preto em 13 de abril de 2006