5/06/2009

Inglês e espanhol fora do Enem

Segundo notícia publicada no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), a primeira edição do vestibular unificado não incluirá questões de línguas estrangeiras (inglês espanhol).
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em todo o país nos dias 3 e 4 de outubro, não trará questões de língua estrangeira. Conforme explica a matéria, a decisão será aplicada apenas este ano e foi tomada pela comissão de reitores das universidades federais que está assessorando o MEC.
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata, afirmou que além de retirar as questões de língua estrangeira da prova, a comissão também pediu que a matéria ensinada nos dois últimos meses do terceiro ano seja retirada do programa.
"A língua estrangeira ainda não é oferecida em todas as escolas, e não haveria tempo para a preparação dos estudantes – disse o reitor, acrescentando que o conteúdo dos últimos meses não afetará a avaliação do MEC, que pretende ver o que o aluno aprendeu durante toda a escolarização".
Não é estranho que um país como o Brasil, com grandes pretensões e possibilidades de ampliar sua participação na comunidade internacional, trate o ensino de línguas com tanto desdém?

Clique aqui para ler a matéria completa

Fonte:
Jornal Zero Hora