6/14/2005

O Linux chega ao varejo

Recentemente a Microsoft lançou um novo produto. Na verdade, uma versão simplificada do seu sistema operacional Windows XP: o Microsoft® Windows® XP Starter Edition que, segundo a empresa de Bill Gates, "oferece a melhor experiência aos usuários principiantes de computadores e a um custo mais acessível."

Esse lançamento não representa uma boa ação da gigante de software. O que a Microsoft quer e precisa é reduzir seus prejuízos com a pirataria e tentar, de algum jeito, enfrentar a escalada do Software Livre. Em minha opinião, essa é uma tentativa que está condenada ao fracasso. Direi o porquê! Primeiramente, sugiro que você conheça esta versão anã do windows e a compare com a versão completa. Há limitações.... Em segundo lugar faço um convite: Vá passear no shopping e, assim como quem não quer nada, dê um giro pelas grandes redes varejistas e veja que algumas já estão vendendo computadores com o Linux desktop instalado. Você ainda poderá escolher entre microcomputadores com processadores Intel ou AMD. O preço é razoável e atrativo. E o mais interessante: o Linux é um produto completo e legalizado.

Penso que estamos assistindo ao início de grandes mudanças no modelo de comercialização de software. Até onde a Microsoft chegará com o Windows Starter Edition?