8/15/2010

Estudos indicam que microalgas e pequenas plantas aquáticas podem ser aproveitadas como novas fontes de biocombustíveis.

Os resultados dos estudos foram apresentados durante o 2º Congresso Pan-Americano sobre Plantas e Bioenergia, em agosto, na cidade de São Pedro (SP).

Na ocasião, Richard Sayre, diretor do Enterprise Rent-A-Car Institute for Renewable Fuels (ERAC) , em Saint Louis, Estados Unidos, enfatizou a necessidade de investimentos em novas fontes renováveis de energia, como as algas, que podem ser usadas com sucesso para produção de combustíveis oleosos.

De acordo com o estudo do ERAC, quando comparadas com outras matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel, as algas apresentaram os melhores índices de produtividade, atingindo 58.700 litros de óleo por hectare de cultivo, enquanto a palma, segunda colocada, produziu um total de 5.950 litros de óleo.

Segundo afirmou Sayre, “a gasolina pode ser substituída por etanol, porém outros combustíveis e produtos derivados de petróleo dependem de matérias-primas baseadas em óleo”.

Fonte: Agência FAPESP - Geradoras de energia e de limpeza

Por Orlando Ribeiro